Resenha: O misterioso teste de Enigma

Header

Enigma foi um mangá escrito e desenhado pela mangaká Kenji Sakaki. Publicado na revista Shonen Jump em 2010, teve ao total 7 volumes publicados e uma adaptação para VOMIC.  Seu último capítulo foi publicado na antologia de oneshots Jump Next! A primeira e ousada obra da autora que tentou trazer novamente uma revolução nos mangás shonen.

E-Test

01

Sumio Haiba é um estudante colegial com uma interessante habilidade, ele ocasionalmente adormece e acorda com premonições futuras escritas em seu “Diário dos Sonhos”, assim denominado. Com esta habilidade, Sumio ajuda as pessoas a resolverem seus problemas antes mesmo que eles aconteçam, até que um dia sua pacífica vida muda completamente. Ele e alguns amigos são presos na escola por uma entidade maligna chamada Enigma e são obrigados a participar do E-test, onde terão 72 horas (3 dias) para desvendar enigmas e passar por provações para terem a chance de sair da escola com vida.

02

O mangá acaba usando uma utilização de varias ideias e a autora busca usar isso nas situações desse grupo de adolescentes confinados que devem completar determinadas tarefas para se libertarem, alem da parte dos ganhos de habilidade que é algo comum em um shonen. O próprio traço dos personagens é bem característico, um protagonista com um cabelo colorido (verde no caso). Ainda vale citar que a autora Kenji Sakaki era assistente de Akira Amano, criadora do manga Katekyo Hitman Reborn, então se vê bastante influência no traço do mangá. 

Por mais que a autora escolheu criar situações e personagens que parecem já ter sido vistos em outras dezenas de mangás, o que mais chama atenção em sua obra é uma pegada mais séria  e a boa quantidade de plot-twists.

03

No começo, Enigma conseguiu ótimos rankings na revista que era publicado, mas a partir do capítulo 25~30 ele começou a ter uma decaída, nisso a autora apressou demais a história e a revelar segredos sobre os personagens, estava acontecendo muito cedo, mas era um método de ter mais “impacto” e conseguir posições melhores. O que piorou mais ainda, pois todas as revelações poderia ter sido usadas mais tarde, o que acabou sendo um dos pontos fracos do mangá.

autora inseriu uma boa gama de personagens, tendo seus espaços e suas habilidades, mas no fim alguns acabaram sendo “inúteis” para sequência da história, sendo que a maioria deles não foram inseridos no segundo e ultimo arco.

04

O arco “E-Test” acaba com um final bastante bom, revelando quem é Enigma, toda sua história e o porquê eles estão ali, ainda dando uma ponta para o ultimo arco.

Após uma sucessão de eventos, Enigma chega em seu segundo e ultimo arco, nele especificamente de outro personagem do arco anterior (do qual não prefiro revelar), além da inserção de outros personagens nesse novo cenário, que apesar de todas criticas do público, considero o melhor momento de Enigma.

05

No ultimo arco vemos um mistério muito mais interessante que o começo do mangá. A forma que é colocada toda sensação de desespero, a desconfiança de todos naquele cenário e assim como as revelações são feitas de maneira bem mais impactantes. Apesar  do final corrido por causa do cancelamento, esse arco ainda mostra um pouco do que Enigma poderia ser caso houvesse continuado. Infelizmente veio o  final extremamente apressado e mal desenvolvido.

07

Por fim, mesmo Enigma sendo uma obra extremamente corrida e com vários furos de roteiro, acabou por ser uma obra que vale a pena gastar seu tempo rapidamente para ler. Dificilmente é um manga que vai ser inserido no seu TOP 10 de melhores coisas que já viu na vida, mas certamente é uma boa obra pra quem procura algo diferente nas páginas da Shonen Jump. Vale a pena ser lido, só não espere muito…

E não, não foi o novo Death Note.

Por Caiops

Anúncios

4 comentários em “Resenha: O misterioso teste de Enigma

  1. Jump estraga totalmente mangás bons e que tem futuro, com esse negócio de que se o mangá não for popular, é cancelado, se pelo menos considerassem as vendas dos volumes. E acho que a forma das pessoas votarem, teria que ser cada um montando seu próprio ranking, com TODOS os mangás da revista.

  2. fiquei triste demais quando o mangá foi cancelado pra mim de todos os mangás até hoje q vi ser cancelado foi o q menos merecia

    • pra mim o que menos merecia foi Magico acho se a Jump esperasse mais um pouco ele iria ganhar anime e surpreender ia acontecer a mesma coisa que aconteceu com Kuroko no Basket

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s