Analisando Arcos: Medaka Box – Arco Flask Plan

1

Medaka Box é um mangá da autoria de Nisio Isin e desenhado por Akira Akatsuki. Nele vemos o dia a dia dos estudantes Medaka Kurokami e Zenkichi Hitoyoshi, que passam por várias aventuras com o intuito de honrar as sugestões apresentadas pelos estudantes que visam melhorar a instituição de ensino que fazem parte. Porém, o que eles farão ao descobrir que há um plano secreto escondido por baixo dos panos nessa tão cultuada e “quase pacífica” chamada Academia Hakoniwa?

Uma transformação no gênero

2

Depois de passar por um período conturbado pelo início “slice-of-life” que não agradou o público da Jump, Medaka Box começou a tomar o rumo que muitos mangás não-convencionais na revista começam a seguir após não manter um boa popularidade. Isso mesmo, se tornar um battle shonen. Porém, algo diferente dos muitos outros casos na revista, pois Medaka Box consegue se tornar um mangá de batalhas feito de uma  maneira única.

Tudo começa com a introdução do personagem Unzen, que serve para nos apresentar a Kurokami Medaka como alguém de habilidades extraordinárias, assim como serve de introdução pra esse arco que será tratado no post, que possui diversos clichês do gênero, mas apresenta uma desconstrução desses diversos elementos constantemente usados.

8

O próprio arco começa bastante comum: Um novo grupo de personagens é apresentado, entre esses há um que se destaca naquele que nossa protagonista irá enfrentar, o temível Oudo Miyakonojou. Ao perceber o poder de seus inimigos é algo exagerado e até considerado impossível de ser batido, nossos personagens principais (Medaka e Zenkichi) vão buscar um método de treinamento com ninguém menos que Kurokami Maguro, o irmão (pervertido) da própria Medaka. Após isso, os protagonistas partem para resolver toda essa discussão sobre o Flask Plan… Mas afinal, o que é o Flask Plan?

Flask Plan é um plano que busca criar uma fórmula capaz de tornar seres humanos normais em Anormais. Isso é feito em conjunto com tais Anormais que já nasceram com essas habilidades e vários outros membros ocultos da Academia Hakoniwa. O grande problema está nos testes e execução desse projeto, que pode levar a morte das cobaias que provarem tal “rémedio”. As cobaias serão todos os alunos dessa academia.

4

Depois de vários eventos em busca de Oudo no subterrâneo da escola, Medaka acabe sendo controlada pelo próprio vilão, mas depois recupera o controle através do querido “poder da amizade” dos seus amigos, algo que já foi visto em centenas de outro mangás, mas o importante aqui é  citar como certos elementos clichês são feitos de maneira inteligente.

Vemos então uma sequencia de flashbacks dos vilões. Dentre eles, o com maior destaque vai para o personagem Mizou, que é bastante interessante e soube mostrar bem a situação que levou o personagem a estar ali. A história de Oudo serviu pra realçar sua personalidade forte e mostrar o desenvolvimento de sua habilidade. Já o de Munakata acabou não mostrando muito do seu passado, mas que é bem importante pra construção do personagem nos próximos arcos.

5

Aliás, a luta de Zenkichi contra Munakata foi espetacular, ainda mais pelo traço do mangaká nessa parte. O final dessa batalha foi épico, com direito a um plot-twist incrível. Depois vemos a luta de Medaka x Oudo, que é extramente interessante em questão de narrativa e traço, de longe um dos melhores embates no mangá. Nele vemos a queda do “Rei” diante daqueles que eram obrigados a se ajoelhar perante à ele, mas desta vez, o único a se ajoelhar foi o próprio Oudo. Após o clímax emocional de Medaka Box, o momento que encerra o arco, todos os personagens voltam para a superfície, alegres e finalmente livres (por enquanto) do Flask Plan. Mas é aí que somos apresentados majestosamente ao personagem mais popular da série.

Kumagawa.

6

Mas isso é conversa pra outra hora.

Comentários Finais

7

O arco Flask Plan é o primeiro que mostra inicialmente as ideias bem trabalhadas de Nision Isin. Cada capítulo ajuda a construir os personagens, principalmente os coadjuvantes do Flask Plan e mais ainda aqueles que passaram despercebido no começo do mangá. Existe uma grande variedades de personagens que são apresentados aqui, cada um com uma característica própria, cada um com uma habilidade própria. Vemos a própria Medaka de uma maneira melhor, visualizando um pouco do seu passado e de alguns membros de sua família, algo que seria bem mais aprofundado futuramente.

É um arco curto, tem seus 4~5 volumes, criando todo um novo conceito pra apresentar o arco seguinte. Foi a partir dele que vimos a verdadeira face de Medaka Box, o que desagradou muitas pessoas, mas que com certeza incendiou em muitas outras, a vontade de ler cada vez mais.

Anúncios

2 comentários em “Analisando Arcos: Medaka Box – Arco Flask Plan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s