Recomendação: O mundo do ciclismo em Yowamushi Pedal!

Header

Yowamushi Pedal, mais um incrível mangá de esporte sendo descoberto recentemente. Conheça Sakamichi e acompanhe sua descoberta em meio a esse novo mundo do ciclismo, um mundo onde há novos desafios e o que mais lhe importa: amigos.

O otaku e o ciclista

01

Onoda Sakamichi é o típico garoto otaku. Frágil, ele tem medo dos clubes de esportes, mas como em toda escola, na Souhoku High School isso é normal. Por conta do seu porte físico, ele almeja não entrar em algum desses clubes, mas sim no Clube de Animes, onde possivelmente ele poderá achar pessoas que partilhem da mesma alegria que a dele, que possa conversar os mesmos assuntos que ele. Depois da aula, Sakamichi sempre procura ir para Akihabara, o centro de lojas que possui tudo o que um otaku precisa.

Isso pode parecer algo fácil para uma pessoa forte e bem treinada, mas Sakamichi viaja 45 quilômetros (de ida e de volta) em uma simples bicicleta, sem contar que no caminho há inúmeras subidas e descidas. Fazendo esse percurso desde que era criança, ele nasceu com o talento nato de um ciclista, mas não sabe disso ainda.

02

Tudo muda quando Sakamichi encontra Imaizumi, o típico garoto sério que arrasa o coração de qualquer garota. Ele estava prestes a praticar ciclismo após a aula quando encontra Sakamichi se preparando para ir até Akibahara. Imaizumi parte na frente e pouco se importando com Sakamichi, mas logo depois ele o vê subindo uma enorme ladeira sem a menor dificuldade, na sua velha e simples bicicleta. Ele começa a perceber que Sakamichi não é uma pessoa qualquer, ele possui capacidade de ser um ciclista e isso começa a preocupa-lo. Enquanto o frágil otaku busca encontrar pessoas para o seu Clube de Anime, Imaizumi tentará descobrir o verdadeiro limite de Sakamichi em uma corrida de bike.

03

Yowamushi Pedal é um mangá que consegue mostrar uma incrível evolução de personagem a cada capítulo. O principal, Sakamichi Onoda, é o protagonista fraco que acaba de descobrir o mundo do esporte (no caso, o ciclismo). Facilmente comparado ao Sena, de Eyeshield 21, vemos que durante todos os capítulos, ele vai aprendendo mais e mais, sempre colocando em memória a sua capacidade de correr, mas o que lhe falta é coragem de levar isso a frente. A partir de um certo ponto podemos ver a aceitação e a busca pelo aprendizado no ciclismo, o que aumenta gradativamente a construção do personagem.

O coadjuvante e o responsável pela imersão de Sakamichi no ciclismo pode ser considerado, inicialmente, como um objetivo a ser superado. Sakamichi possui um talento, mas apenas o senso de rivalidade entre Imaizumi irá “polir” a sua capacidade para se tornal algo futuramente. Muitos personagens e rivais irão aparecer pela frente, mas Imaizumi é considerado o ponto de partida para tudo isso.

04

O mangaká Watanabe Wataru possui um talento incrível. O fato dele possuir um traço único e simples, já o separa de muitos mangakás por aí, além de que ele consegue levar a história de uma forma tão divertida, leve e interessante, que você nem percebe o tempo passar quando lê um volume. Nota-se que o autor também fez uma grande pesquisa antes de publicar esse mangá, o que o torna mais cheio de aprendizado, apresentando várias curiosidades durantes os capítulos.

Com os dois volumes disponíveis em inglês, podemos notar que a história segue lentamente, mas de forma que os personagens possam ser bem introduzidos na história. O fato de ser publicado em uma antologia que não cancela seus mangás rapidamente ajuda muito durante toda a caracterização do mangá. Yowamushi Pedal é uma surpresa pra quem começa a ler duvidando da sua capacidade. Ainda não é uma obra prima, mas conforme sabemos mais da história, tem tudo pra ser.

005

Yowamushi Pedal é publicado na antologia Shonen Champion desde 2008, já contando com 27 volumes encadernados. Além de publicar esse mangá, o mangaká ainda faz um spin-off da série, chamado Yowamushi Pedal: Spare Bike e publicado nessa mesma revista. Ele também faz outro mangá na antologia mensal Shonen Sirius, chamado Majimoji Rurumo: Makaihen, que é uma sequência de Majimoji Rurumo publicado em 2007.

O mangá começou a ser traduzido na internet em 2013 após ser anunciado que ganharia uma adaptação para anime nesse mesmo ano. O site oficial já foi registrado, mas por enquanto sem mais nenhuma informação: http://yowapeda.com/

Anúncios

Um comentário em “Recomendação: O mundo do ciclismo em Yowamushi Pedal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s