Gunnm – Battle Angel Alita: A arma que sonha

Header

Gunnm, mangá de Yukito Kishiro, foi publicado de dezembro de 1990 a abril de 1995 na revista mensal Business Jump. Apenas três meses depois de seu fim, a série começou a ser publicada nos Estados Unidos com o nome “Battle Angel Alita“, e a partir de então, ganhou o mundo.

O futuro

Fique aqui, vou caçar uns ciborgues para comprar comida

Fique aqui, vou caçar uns ciborgues para comprar comida.

O ano é 2534 d.C. Na região que hoje corresponde a Kansas City, existem duas cidades. Flutuando no céu está Zalem, cidade altamente desenvolvida com uma sociedade respeitadora de regras. Abaixo dela, em solo firme, está a Cidade da Sucata, que fornece bens e serviços a Zalem e recebe todo o lixo de lá. Qualquer habitante da Cidade da Sucata que tenta invadir Zalem é morto, e os infratores da lei de Zalem são banidos para a Cidade da Sucata.

Um dia, ao procurar por algo que lhe fosse útil no meio do lixo, o Dr. Daisuke Ido, da Cidade da Sucata, encontra uma cabeça de ciborgue que estava em animação suspensa, e assim, com o cérebro intacto. Ido faz a ciborgue despertar, e como ela não tem nenhuma memória, resolve chamá-la de Gally. Depois de receber um corpo, Gally logo percebe que domina o Panzer Kunst, arte marcial originária de Marte, e decide se tornar uma guerreira caçadora para ajudar a capturar os bandidos da Cidade da Sucata, dos quais boa parte é de ciborgues como ela. A princípio, Ido é contra, e prefere que Gally viva em segurança, apesar de ele mesmo ser um
guerreiro-caçador. Mas não demora para ele ficar
sabendo que Gally é tão teimosa quanto é forte…

Personagens que evoluem

Uma mulher rebelde, uma mulher confusa, uma mulher feliz, uma mulher madura

Da direita para a esquerda: uma mulher rebelde, uma mulher confusa, uma mulher feliz, uma mulher madura.

No começo, a personalidade de Gally pode encontrar rejeição por parte do leitor, que provavelmente sentirá mais simpatia por Ido. De fato, boa parte dos perigos dos primeiros volumes surgem por causa de algum ato inconsequente de Gally, que pouco é repreendida ao fazer o que bem entende. Mas, com o tempo, Gally passa a valorizar as pessoas que são importantes para ela e a procurar objetivos para seus atos. Mesmo sendo uma série de ação, a história de Gunnm é acima de tudo uma história de maturidade. Uma história de maturidade protagonizada por uma mulher ciborgue.

Frutos da árvore de nanomáquinas

Volume Final

Em 1994, Yukito Kishiro estava passando por problemas pessoais que o deixavam muito desgastado mentalmente. Isso se refletiu no seu trabalho. Os capítulos de Gunnm passaram a ter quantidades irregulares de páginas. Mesmo com muitas ideias sobre o futuro (e o passado) de Gally na cabeça, Kishiro não aguentava mais escrever, e informou ao seu editor que queria encerrar a série dentro de um ano, o que acabou acontecendo.
Em 1995, o autor começou a escrever Haisha (lançado dos Estados Unidos como “Ashen Victor”), história de um volume que se passa no mesmo universo de Gunnm, mas apenas com personagens nunca vistos antes.
De 1996 a 1997, foram publicadas mais três histórias curtas, todas se passando em momentos não mostrados antes na série. Essas histórias depois seriam compiladas no volume Gunnm Another Stories.
Em 1997, foi lançado o jogo para Playstation Gunnm Kasei no Kioku. Desenvolvido pela Yukito Products, o jogo serviu para o autor aproveitar várias ideias que foram planejadas quando o mangá ainda estava sendo publicado mas não foram usadas devido ao seu fim.

Haisha e Gunnm Another Stories: expandindo o universo com personagens novos e conhecidos.

Haisha e Gunnm Another Stories: expandindo o universo com personagens novos e conhecidos.

A última ordem e depois

Gally continuará em ação enquanto Yukito Kishiro não estiver satisfeito.

Gally continuará em ação enquanto Yukito Kishiro não estiver satisfeito.

Em 1998, Yukito Kishiro segue em frente e começa a escrever para a Ultra Jump o fantástico Aqua Knight, que poderia muito bem ter saído da mente de Akira Toriyama. No mesmo ano, Gunnm começa a ser republicado na coleção Gunnm Complete Edition.
No ano 2000, quando o último volume de Gunnm Complete Edition seria publicado, Kishiro resolve encerrar Aqua Knight e continuar Gunnm com as ideias que ele não tinha aproveitado. Assim, o sexto e último volume da republicação encerra a história antes do final original, e o autor continua a história no mangá Gunnm Last Order.
Hoje, Gunnm Last Order conta com 17 volumes, sendo 8 volumes mais longo do que o próprio Gunnm original. Mas o mangá quase foi encerrado em 2010, quando um editor quis que uma reimpressão de Gunnm tivesse o diálogo alterado para evitar que fosse considerado ofensivo. A necessidade dessa alteração é questionável, visto que impressões anteriores não haviam causado problemas. Revoltado, Kishiro interrompeu Last Order depois de seu centésimo capítulo, e ameaçou parar de escrever se o departamento legal da Shueisha não lhe pedisse desculpas e os volumes alterados de Gunnm não fossem recolhidos e substituídos. Suas exigências não foram atendidas, e Kishiro foi continuar a publicação de Gunnm Last Order na revista Evening, da Kodansha, na qual escreve até hoje. Todas as reimpressões de obras do autor agora são publicadas pela Kodansha.
No futuro, ainda deve sair um filme live-action baseado na série. O diretor James Cameron, que é fã de Gunnm, possui o direito para a produção de filmes, mas disse que nada deve sair pelo menos até 2017, pois ele está dando prioridade às continuações de Avatar. Só resta esperar.

No Brasil

Vá a luta, sem esquecer do que é importante.

Vá a luta, sem esquecer do que é importante.

No ano 2002, a editora Opera Grafica começou a publicar Gunnm no Brasil, tendo como base a versão americana. Aparentemente, essa publicação não era licenciada, e foi encerrada. Em 2003, a Jbc começou a publicar Gunnm em formato meio-tanko. A editora não chegou a publicar os spin-offs Haisha e Another Stories, nem a continuação Last Order. Mas uma republicação futura não é improvável, já que o filme de James Cameron deve iniciar uma grande de febre de Gunnm pelo mundo.

Anúncios

3 comentários em “Gunnm – Battle Angel Alita: A arma que sonha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s