Analisando Arcos: Bleach – Arco Fullbring

Volume 1

Bleach é uma série de mangá criada por Tite Kubo. Lançada no Japão, já recebeu uma adaptação para anime e é um grande sucesso mundial. Tem como protagonista Kurosaki Ichigo, um estudante de 15 anos que se torna um Shinigami para salvar sua família. O manga é publicado na Weekly Shonen Jump e atualmente contêm 54 volumes encardenados.

Todo mundo sabe que Bleach é uma série adorada e criticada por muitos (e bota muitos nisso). O mangá teve seu ápice no arco da Soul Society, arco esse que é o preferido pela maioria dos fãs e que ajudou bastante a formar a fama que o mangá tem hoje. Muitos acreditam que depois desse, Bleach só piorou. Porém isso depende da opinião da pessoa e não entraremos em mais detalhes sobre.

Nesse post estarei analisando o Arco Fullbring (um dos mais recentes arcos do mangá) citando os pontos fortes e fracos dele, que é  tido como pior arco do mangá, pela maioria dos fãs.

aviso spoiler

Resumo

Nesse arco, que se passa 17 meses após a luta contra Aizen, Ichigo não é mais um shinigami e tentar viver uma vida normal de estudante, porém isso dura pouco tempo até o grupo Xcution aparecer e lhe oferecer a possibilidade de ter seus poderes de shinigami novamente.

Observações Iniciais

O interessante desse arco é que ele já abre com uma pagina igual ao primeiro capitulo de Bleach, dando a entender que o Tite Kubo apostava nesse arco como um reinício da série, e além disso  foram adicionado bastantes elementos nesse arco que lembram o primeiro capitulo de Bleach.

primeiro e último capítulo

No começo, o arco Fullbring teve uma péssima recepção do publico japonês nas TOCs e vendas. Isso mudou apartir da aparição de Rukia e dos outros Taishous, porém essa boa recepção durou poucos capítulos. O legal que o Kubo não resolveu colocar a Rukia durante esse tempo para criar um “hype”. Ele  planejou todo um clima e fez a aparição dela ser extremamente impactante e novamente fez algo que lembra muito o primeiro capitulo, reforçando mais ainda esse “reínicio”.

Novos Personagens e a volta do Shinigamis

Ginjou e Tsukishima

Aqui, Kubo nos apresenta um novo grupo de personagens, entre eles os principais:  Giriko, Jackie, Yukio, Riruka, ShishigawaGinjou e Tsukishima. Alguns são desnecessários para história, salvando apenas Ginjou e Tsukishima como personagens realmente interessantes e carismáticos. Vale se dizer que Tsukishima é um dos melhores personagens que Kubo já criou, seja em personalidade e como em habilidade. Ele não é daqueles personagens ‘’Overpower’’, como Zaraki ou Aizen, porém ele protagoniza um dos melhores capítulos  desse arco (Capítulo 453) e ainda tem uma das habilidades mais interessantes de toda a série (Inception feelings XD).

Ginjou VS Ichigo: Bankai VS Bankai

Bankai

Enfim temos a luta de Ginjou! Nela somos apresentado revelações, bankais novas e raio voando para todo os lados, porém, foi algo brochante de tão rápida que foi essa luta.

No capitulo 474 (BeLIEve), durante a luta contra Ginjou, ele revela que o verdadeiro inimigo com quem Ichigo deveria estar lutando era Ukitake, pois o brasão de substituto de Shinigami que Ichigo recebeu dele, na verdade, é um “rastreador” que mostra o que ele está fazendo e limita seus poderes. Porém Ichigo percebe que Ukitake não é  culpado por nada, e que se ele quisesse enganá-lo, teria feito de outra maneira, isso é algo que beneficia Ichigo.Ginjou e Tsukishima

A luta de Ginjou e Ichigo valeu mais pelo final, que foi extremamente bem feito e bonito. Percebe-se que esse fim abrupto da luta, foi uma pressão dos editores pra acabar com o arco. Mesmo assim, a morte de Ginjou realmente foi muito bem executada, bonita e poética, com Ginjou caindo e aquela única pagina ‘’flashback’’.

No final do arco, Ichigo está na Soul Society pedindo pra enterrar o corpo de Ginjou no mundo humano e Riruka se despedindo (acabando com os rumores da galera de que ela viraria uma “nakama“)

Crítica

Ginjou

O arco Fullbring foi um arco extremamente lento e enfadonho no começo. Só começa realmente a melhorar com a aparição de Rukia. Só que esse arco foi crucial, pois ele foi importante pra mostrar a volta dos poderes de Ichigo, assim como a importância que ele tem e vai ter para Soul Society. Mesmo com todos os problemas, esse arco apresentou muito capítulos excelentes, como o capítulo 453 que realmente apresentou um terror psicológico muito bem feito; o capitulo 458 com direito ao um belo plot-twist; o capitulo 459 que apresenta volta da Rukia, que foi realmente muito bem construído e bonito; assim como os capítulos 478 e 479, que ao meu ver, foram o Climáx do arco e muito belos usando imagens como narrativas.

Vale lembrar que muitos esperavam um flashback com o passado de Ginjou (eu inclusive T_T), mas acabou não tendo. É possível que com um possível arco do passado de Isshin, seja contado mais sobre Ginjou e o que realmente aconteceu a ele.

O Arco Fullbring continua sendo o pior arco de Bleach (por enquanto), mas isso é mais por o seu começo extramente lento e capítulos desnecessários, porém foi um arco que teve ideias muito boas e que infelizmente foram desenvolvidas de um jeito péssimo.

GoodbyeÉ isso. Espero que tenham gostado!

Por MrCaiops

Anúncios

5 comentários em “Analisando Arcos: Bleach – Arco Fullbring

  1. Sim, não diria pior arco, mas o menos empolgante, gostei do jeito que a série que se baseava apenas em lutas mudou de temática por tanto tempo e teve um retorno triunfante!

  2. Quando li semanalmente esse arco achei ele MUITO RUIM, mas muito ruim mesmo a ponto de quase dropar o mangá, mas continuei por motivos que eu desconheço. Agora lendo seu post e relendo umas partes do arco ele nem me pareceu tão ruim assim, só acompanhá-lo semanalmente que foi um grande saco de merda, e isso só me lembra que bleach é um mangá que funciona por volumes não por capítulos enfim bom post XD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s