Resenha: Os deliquentes karatecas de Osu!! Karate Bu

Sabe um daqueles mangás que só você ver o primeiro volume já pensa que é ruim e sem futuro, mas depois acaba se tornando algo tão foda legal de se ler que até mesmo você fica com vergonha de ter sido preconceituoso? Pois então eu preparei esse post com a recomendação de um mangá que pode começar chato, mas vai se tornando mais foda ao decorrer da leitura, conheçam: Osu!! Karate Bu.

Cover

Osu!! Karate Bu é um mangá da autoria de Kouji Takahashi e teve 43 volumes encadernados. O mangá foi publicado na Weekly Young Jump de 1985 à 1996 e recebeu 4 OVAs, 1 live-action e 1 jogo de luta para SNES.
01
Existe uma escola muito famosa na região de Kansai, famosa essa pelos seus delinquentes que ocupam a maioria dos alunos e onde os fracos são tratados como lixo. É a Quinta Escola Técnica de Kansai.
No começo do mangá, vemos a narração de Matsushita: um garoto normal (normal até demais se comparado aos delinquentes) que recentemente chegou na escola. Como ele não sabe lutar e sabe que precisa se proteger dos deliquentes, ele resolveu entrar no Clube de Karate da escola. Só que ele não descobriu que o Clube é bem mais perigoso do que parece.
Matsushita e outros novatos passam por uma série de treinamentos para adentrar no Clube, vale notar uma delas pois requer que eles se masturbem por 1 minuto e não é permitido eles “terminem” com o trabalho em menos de 1 minuto (só isso já da pra ver a loucura do mangá).

Esse é a história do primeiro volume de Osu!! Karate Bu que apresenta os mais loucos e variados tipos de treinamento que Matushita recebe, mas vale notar que um dos melhores personagens e aquele que roubaria o lugar de Personagem Principal de Matsushita estava ali! Esse é o capitão Takagi.
Apartir do Volume 2, vemos uma mudança drástica no mangá: ele fica muito mais foda do que antes. Takagi começa a tomar mais lugar na história, e eu como leitor não tenho nenhuma reclamação quanto a isso, poruqe isso melhora já que ele é um personagem muito foda e possui um carisma próprio por ser meio covarde. Nisso o autor resolveu que este tomaria o lugar de Matsushita apartir de alguns volumes mais à frente.

O mangá possui uma comédia única e uma arte que parece mal desenhada, mas lembrem-se que o mangá é um pouco antigo. Vale notar que como era redirecionado para um público mais maduro, há algumas partes violentas e piadas mais pesadas do que o normal. Todavia, o mangá não se forma só na comédia, em partes mais sérias rola alguns aprofundamentos nos personagens e situações bem perigosas. Recomendo Osu!! Karate Bu por um motivo que é o ponto que gostaria de focar mais nesse post: o mangá acaba se tornando um poderoso mangá de luta, que por alguns acabam comparando à Dragon Ball ou Yu Yu Hakusho.

Bom, porque comparar à esses dois? Vale lembrar que esses 2 mangás que citei começaram em um estilo bem leve, meio comédia, algumas situações engraçadas e nada mais. Depois acabaram se tornando em famosos mangás de luta (conhecido mais como battle shonen).
Osu!! Karate Bu também seguiu o mesmo rumo, tanto que o mangá ficou bem famoso no Japão e também foi comparado com Hokuto no Ken pelos seus personagens musculosos e lutas surreais. Além disso, foi criado um jogo do mangá que foi tão famoso, que às vezes é comentado como um dos importantes jogos de luta já feitos.

Se você se interessar em ler Osu!! Karate Bu, você pode conferir nesse maravilhoso scan chamado Hokuto no Gun, que traduz várias séries antologicas. Até agora já foram traduzidos 21 capítulos do mangá e segue em um ritmo de lançamento frenético. Constam fontes que eles já possuem as traduções de todos os capítulos, só falta editarem e lançarem para nós, leitores.

Espero que tenha gostado e torço para que começem a ler esse mangá. Até mais xD

Anúncios

3 comentários em “Resenha: Os deliquentes karatecas de Osu!! Karate Bu

  1. Ótimo post! Eu estou acompanhando Osu!! Karate bu pela Hokuto no Gun (assim como vários outros projetos deles)

    O mangá começou bem mediano, mas melhorou MUITO no volume 2. Espero que a série melhore mais ainda e mantenha esse fôlego por mais 40 volumes.

  2. Pingback: Imagem da Semana #17 | Shonen Mania

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s