VIZ, Mangastream e a Red Hawk

Viz Media

Logo da VIZ Media

Já não é de hoje que a VIZ tenta derrubar as scanlations (grupos que traduzem mangás ou algo do genêro para uma outra língua). Muitas intimidações e tentativas de processos já acabaram com alguns grupos e sites. Um deles foi o extinto One Manga que era tido como o maior site de leitura online de mangás.

As scanlations tem o objetivo que possamos acompanhar nossa série favorita que está sendo publicada no Oriente, ao invés de esperar meses ou anos até ser publicada no nosso país (ou até mesmo ler os que nunca foram licenciados).
Sites como esses ajudam até a divulgar as séries e atrair novos fãs para comprarem, caso ela for publicada no seu país. Porém, parece que as editoras não pensam desse jeito.

A VIZ Media é responsável por licenciar boa parte das séries da Shueisha e por trazer a Shonen Jump aos Estados Unidos. Recentemente, foi criado um novo projeto chamado Shonen Jump Alpha, que prometia trazer os capítulos em inglês no formato virtual (iPAD)  de algumas séries da Jump até 3 semanas depois de publicados no Japão.
Nisso, a VIZ Media viu esses grupos como um bloqueio nesse projeto, já que eles traduziam os capítulos em menos de uma semana e os publicava de graça.

Mangastream

Logo do Mangastream

O Mangastream é um grupo muito conhecido pois traduzia as seguintes séries da Jump e Jump SQ:

  • Naruto
  • Bleach
  • One Piece
  • Hunter x Hunter
  • Katekyo Hitman Reborn
  • Claymore
  • D.Gray-Man

Então, a VIZ pediu que o Mangastream parasse de traduzir esses mangás, que então obedeceu gentilmente antes que se isso tornasse um ultimato.

Red Hawk

Logo da Red Hawk NEO

Outro grupo que recebeu o “pedido” da VIZ foi a Red Hawk, responsavél por traduzir os mangás da JUMP: Bakuman e Beelzebub. Esse também foi avisado para acabarem com as traduções dos dois mangás citados e, junto com o Mangastream, obedeceu antes que se tornasse uma briga perigosa.

Não fiquem preocupados porque seu mangá favorito está na lista. Dezenas de grupos traduzem esses mangás atualmente e novos surgirão após isso, será muito difícil a VIZ combater a “praga” das scanlations. Eu achei isso uma tentativa fútil da editora e, como já citei antes, o objetivo dos grupos (scanlations) é de divulgar tais mangás e influenciar os fãs a comprá-los, caso sejam licenciados.

Agora, o Mangastream vai tentar trazer spoilers desses mangás e ainda continuar com alguns como Fairy Tail e Hajime No Ippo, mas nunca terá tanta atenção como tinha antes com Bleach, Naruto e One Piece.

Já a Red Hawk continuarão a traduzir outros mangás, como Silver Spoon e Good Ending, e  tentarão trazer links de mangás feitos por outro parceiros.

Anúncios

Um comentário em “VIZ, Mangastream e a Red Hawk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s